sábado, outubro 09, 2004

O MENINO JÁ DÁ ESPECTÁCULO!

Estou na bela cidade do Porto, a participar numa exibição de Danças de Salão (juntamente com a minha amiga Vi, a Porto e o Flogger) para a reunião anual da Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Faculdade de Economia de Luanda (nome curtinho, hã?). Apesar de alguns enganos menores (não totalmente inesperados, tendo em conta que houve apenas um único ensaio) a exibição corre bem e é um sucesso. A assistência adora o espectáculo e não nos poupa elogios. Nem a nós, nem à Elsa Shamce que, numa exibição a solo de Danças Orientais (vulgarmente conhecidas como Danças do Ventre), encanta a cotalhada presente, ou ao grupo de Danças Africanas que também actua no espectáculo. Este grupo de Danças Africanas é composto, entre outros, pelo Zé Barbosa, pelo Kwenda, pelo Wati e também pela Elsa. Quem passou pelo Andanças nos últimos anos com certeza se lembra deles, pois todos eles são professores de Dança e costumam ministrar alguns workshops de dança no evento.

Para fechar a noite em beleza, há baile, claro. É o primeiro baile a que vou desde o acidente, mas, apesar de já estar livre (desde ontem!) do cruzado posterior, ainda não me sinto suficientemente restabelecido para dançar até o Sol raiar. No entanto, insensível às minhas mazelas e ao cansaço, a Elsa não descansa enquanto não me arranca o cu da cadeira para dançar com ela uma bela kizomba. Mas podem tirar já esses sorrisos malandros da cara, ó lúbricas criaturas! Porque a Elsa é comprometida! Com o Zé Barbosa que, não só está presente no local, como está com os amigos! E eu cá não quero chatices – quando se está em desvantagem numérica, convém não pisar calos a ninguém...

Durante a dança, surpreendo a Elsa com um passo muito simples, que consiste em imobilizar a senhora, prendendo a sua perna direita entre as do cavalheiro. Ela ri-se muito, gosta. “Nunca te tinham feito isto?” pergunto, algo incrédulo. “Não!” Fico siderado! Então esta gaja é a dama do famoso Zé Barbosa, professor de Danças Cabo Verdianas e grande cromo de kizombas, funanás, coladeras e afins, e não conhece um passo tão básico?! Na realidade, ninguém me ensinou este passo – eu mesmo o inventei, a 11 de Outubro do ano passado, numa intensa noite de dança na discoteca africana En’ Clave, em Lisboa. Contudo, o passo é tão simples que eu sempre julguei ter descoberto a pólvora depois da guerra! A reacção da Elsa, no entanto, leva-me a crer que o passo é, afinal de contas, desconhecido! E, assim sendo, eu sou o seu digno inventor! É da minha autoria!

Que grande cromo de dança que eu me saí! Até já invento passos assim à descarada! Não tarda nada ainda me dá na cabeça criar um estilo de dança pessoal, tal como o Bruce Lee criou o Jeet Kune Do! Até já estou a ver a cena... Vou chamar-lhe Kizom Bori Zontal!... E as aulas serão dadas ao domicílio! Alguma menina interessada em aprender?

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< A Goela