quarta-feira, abril 07, 2004

“‘TOU QUE NEM POSSO”

“Um gajo tem que estar sempre alerta quando trabalha na rua. Já estive várias vezes assim de apanhar porrada,” a mão direita levantada, o indicador e o polegar separados por pouco mais de um centímetro. “Uma vez, numa das minhas performances, abracei uma velhota. Um g’anda abraço,” e exemplifica, enlaçando o peito com os próprios braços, as mãos tocando nas omoplatas e os olhos fechados com força. “Quando a larguei, disse-me a velhota: ‘Caramba, homem! Você podia-me ter partido os óculos!’ Assim que ela acabou de falar, tac! Fiuuuuuuu...,” com as mãos, mima as lentes dos óculos a caírem cada qual para o seu lado. Risota na assistência. “Começou logo a barafustar, claro. Obviamente, disse-lhe que a produção lhe pagava os óculos. Depois, tudo bem.”

Quem assim fala é Pedro Tochas. Não sabem quem é? É o gajo do célebre “’tou que nem posso,” do anúncio da Água Frize. Esta pequena história é apenas um dos muitos episódios por ele protagonizados na sua extensa (e intensa) actividade como performer, animador e palhaço. A conversa passa-se no centro em movimento (c.e.m. para quem conhece, agora a funcionar na Rua dos Fanqueiros, em Lisboa), durante o workshop de “Iniciação ao Teatro de Rua,” por ele ministrado. O tipo é um porreiraço, muito divertido e bem-disposto, dinâmico e empenhado.

Diz quem já assistiu, que o Tochas é excelente em stand-up comedy. Ainda não tive oportunidade de assistir, mas espero um dia vir a ter. Quanto ao workshop, foi um espectáculo. Uma mistura de jogos de Colónias de Férias, com performance, teatro e alguma palhaçada à mistura. Aprendi a fazer malabarismo com sacos de plástico de supermercado e a construir bolas de malabarismo com “balões de cair no chão” e alpista (quando quiser apostar numa carreira como freak, já tenho material para começar...).

Para conhecer mais sobre o Tochas, visitem o seu site em www.pedrotochas.com e curtam os anúncios que o gajo fez para a Água Frize. Os oficiais e os outros. Mas não há nada como ver o gajo ao vivo. Por isso, aconselho-os a estar atentos à sua agenda, para datas de futuros espectáculos. Também disponível no site.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< A Goela